A juventude de Santo Amaro esteve reunida, nesta quarta-feira (6), para mais um debate sobre a situação da comunidade local e as principais demandas para levar ao poder público. Articulado pelo Programa Governo Presente, o Fórum da Juventude é uma forma de controle social e um momento de escuta dos jovens, por meio de duas executivas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Este é o quarto Fórum da Juventude realizado no Recife pelo Governo de Pernambuco.
As principais demandas dos jovens foram falta de iluminação das praças e de limpeza das praças e canais, melhoria da acessibilidade do território para pessoas com deficiência, conclusão da quadra da Escola Aníbal Fernandes, mais espaços de lazer no bairro, entre outros.
O Governo Presente é um programa de garantia de direitos e de prevenção social da violência, coordenado pela Executiva de Articulação Social (SEART) da SDSCJ. Os fóruns da juventude são sua nova forma de atuação em 14 territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades o Governo Paulo Câmara atua para diminuição dos índices de violência, desde 2015, levando políticas públicas e ações de cidadania.
ID Jovem – Na ocasião, Adriana Luz, gerente da Executiva de Políticas para Criança e Juventude da SDSCJ, lembrou do aniversário de um ano do ID JOVEM, Programa Nacional Identidade Jovem, documento que possibilita benefícios aos jovens em eventos culturais e passagens. Segundo Adriana, o Estado de Pernambuco já tem mais de 17 mil inscritos no programa e está em quinto lugar no ranking nacional.
O Identidade Jovem é um programa criado pelo Governo Federal que facilita o acesso dos jovens a eventos culturais, transporte interestadual e outros serviços, garantindo a gratuidade total ou parcial nos valores de ingressos e passagens. Muitos jovens que precisaram sair da sua cidade natal para estudar em outra cidade ou estado estão sendo beneficiados pelo programa, com a possibilidade de poder voltar às suas cidades de origem para visitar a família.
Para ter acesso ao programa, é necessário atender a três critérios: ter entre 15 e 29 anos, ter uma renda per capta de até dois salários mínimos, e estar com o cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) atualizado. Após obedecer a estes critérios, o jovem pode entrar no site da Caixa Econômica Federal, preencher os dados, e imprimir o cartão físico. Ou pode baixar o aplicativo em smartphone ou tablet e já começar a desfrutar dos benefícios.
da Ascom/SDSCJ