Em reunião do Fórum Nacional de Secretários da Assistência Social (Fonseas) realizada nesta terça-feira (08), na sala de reunião do Conselho Nacional da Assistência Social, na Esplanada dos Ministérios, os secretários pediram o aperfeiçoamento do Cadastro Único (CadÚnico), visando à extração e à consolidação de informações socioeconômicas diversas.
Ficou decidido a solicitação junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a disponibilização de um sistema unificado que permita aos estados acessarem as informações necessárias.
Também foi deliberada a realização de uma oficina específica com as equipes estaduais e do Distrito Federal com o objetivo de contemplar todos os técnicos envolvidos na operacionalização dos sistemas. Outra reivindicação foi o envio antecipado de pelo menos 15 dias da pauta da Comissão Intergestora Tripartite (CIT) para os membros do Fonseas para uma participação mais qualificada na reunião.
Avanços na Assistência – A presidente do Fonseas, Aparecida Ramos, destacou que a reunião avançou em relação a entraves da política da assistência social.
“Solicitamos por via formal de correspondência a secretária nacional de assistência, Denise Colin e a ministra Teresa Campelo a disponibilização dos dados do CadÚnico para os estados e pedimos ainda, capacitação dos técnicos com objetivo de cruzar dados com outros programas para o bom uso de todas as ferramentas existentes”, destacou Aparecida Ramos.
A presidente ressaltou ainda que esta iniciativa vai possibilitar mais agilidade na busca ativa dos extremamente pobres, na ampliação do trabalho de apoio e acompanhamento dos municípios por parte dos estados.
Soma de esforços – A Secretária Nacional da Assistente Social, Denise Colin, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ouviu às reivindicações e destacou a importância de uma agenda coletiva de interesses dos estados.
“A previsão constitucional de pacto federativo imprime esta necessidade de pactuação e de construção de agendas conjuntas e coletivas de implementação e aprimoramento do Sistema Único de Assistente Social (Suas). Foram discutidas todas as pactuações que estão listadas em relação a planos nacionais como o Viver sem Limites, para pessoas com deficiência, o enfrentamento ao crack e outros”, frisou.
Ascom Fonseas