Aconteceu o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Espírito Santo. O objetivo geral foi de fortalecer a implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no Estado do Espírito Santo. Também buscou fortalecer a atuação dos técnicos municipais, construir estratégias de atuação intersetorial, além de promover o direito humano à alimentação adequada e saudável, por meio da gestão intersetorial de políticas de Segurança Alimentar e Nutricional.
O evento contou com palestras e debates com o tema “A Atuação da Segurança Alimentar e Nutricional em Situações de Calamidade Pública” e sobre “A Intersetorialidade no Âmbito da Segurança Alimentar e Nutricional”.
Na ocasião, aconteceu também a IV Mostra de Experiências em Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo. Dez participantes selecionados por meio do Edital GSAN/SUBADES/SETADES nº 02/2024 expuseram seus trabalhos de forma oral ou por meio de pôsteres.
A programação incluiu ainda debates sobre mudanças climáticas, sistemas alimentares, justiça climática, agricultura e hortas urbanas e a Intersetorialidade na Política de Segurança Alimentar e Nutricional.
Estiveram presentes no Seminário Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional cerca de 150 participantes, representantes institucionais (municipal, estadual e federal) e representantes da sociedade civil dos 78 municípios capixabas, conforme inscrição prévia dos participantes.
“Estamos muito contentes. Os investimentos na área de Segurança Alimentar e Nutricional em nosso Estado demonstram que as políticas de desenvolvimento social ocupam um lugar central nas decisões do Governo, alcançando índices de melhorias na redução da extrema pobreza e pobreza. O Governo do Estado está comprometido em fazer uma gestão responsável para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)”, destacou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.
Fonte: https://setades.es.gov.br/