Sem categoria

ESPÍRITO SANTO – Festival da Primeira Infância realiza atividades lúdicas com crianças no Parque Cultural Casa do Governador

O Parque Cultural Casa do Governador foi palco do Festival da Primeira Infância, que contou com uma programação totalmente voltada ao desenvolvimento e à diversão das crianças. Durante o evento, realizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), o público infantil pôde aproveitar as atividades educativas, recreativas e culturais, com foco na experimentação sensorial e na criatividade. 
 
O governador do Estado, Renato Casagrande, marcou presença durante o evento e pontuou a importância de uma política pública voltada para a primeira infância, que garanta espaços voltados especialmente para o público infantil. “É com muita alegria que vejo as crianças ocupando esse espaço. Nosso objetivo sempre foi esse: colocar nossas crianças em primeiro lugar”, disse o governador.
 
Durante o festival, a equipe educativa do Parque preparou diversões para todos gostos da garotada. No Circuito Sensorial, as crianças puderam explorar texturas diferentes com os pés descalços, passando por um breve momento vendados, intensificando a percepção das texturas. Já nas Mandalas Naturais, a atividade buscou estimular a criatividade da criançada na construção de mandalas no chão, utilizando de elementos naturais, como pedras, folhas, flores, galhos e sementes.
 
No Laboratório de Criação de Seres Imaginários, o público foi convidado a coletar fragmentos naturais do próprio parque para criar seus próprios seres imaginários, inspirados no trabalho do artista popular maranhense Hiorlando, que está com a exposição “Quem tem medo do Bicho Pau?”, na galeria do parque. O evento terminou com uma alegre apresentação do Grupo Pés na Lua.
 
A primeira-dama Maria Virgínia Casagrande, que também esteve presente no evento, expressou entusiasmo enquanto acompanhava algumas atividades com as crianças. “É uma satisfação ver crianças e suas famílias ao ar livre desfrutando de um espaço público pensado para que elas possam ter momentos de grande importância para o desenvolvimento infantil”, afirmou.
 
Já a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, destacou o trabalho para ampliar e garantir espaços onde esse tipo de atividade possa ser realizado. “A Setades coordena o Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi), que surgiu da necessidade urgente de colocar a criança dentro da construção das políticas públicas do Espírito Santo. É uma satisfação ver a concretização dessas políticas na alegria das crianças nesse festival”, pontuou a secretária.

Fonte: https://setades.es.gov.br/