O Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas) abriu, na última quarta-feira (17), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus, o Encontro Regional da Região Norte 2025. A atividade faz parte das comemorações pelos 20 anos de consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como tema: “O protagonismo dos Estados e as diversidades regionais nos 20 anos de consolidação do SUAS: pacto federativo, desenvolvimento e combate às desigualdades regionais”.
A abertura oficial contou com a presença da presidenta do Fonseas, Cyntia Grillo, da secretária de Estado de Assistência Social do Amazonas, Kely Patrícia, de representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (SNAS/MDS), do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), do Governo do Estado do Amazonas, do Poder Legislativo Estadual e do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas). O momento foi marcado pela reafirmação do pacto federativo e pela defesa do papel estratégico dos Estados na estruturação do SUAS.
Ainda no primeiro dia, ocorreu mesa temática conduzida pela professora doutora Heloísa Helena Corrêa da Silva (UFAM) e pelo diretor da Proteção Social Especial da SNAS, Régis Spíndola. O debate destacou os impactos territoriais, fiscais e institucionais do desenvolvimento regional, evidenciando as especificidades da região amazônica – marcada por fronteiras, rios e comunidades indígenas – e os desafios do financiamento e da regionalização dos serviços socioassistenciais.
As atividades prosseguiram hoje (18/9), último dia do evento na região Norte, com a Assessoria Técnica do Fonseas apresentando a metodologia de sistematização regional, que orienta a análise de temas como desigualdades territoriais, financiamento, proteção social, governança e articulação entre entes federados.
Durante a tarde de hoje (18), as plenárias do Encontro Regional foram retomadas e culminaram na elaboração de uma síntese regional, definindo os eixos prioritários para o fortalecimento do SUAS na Região Norte. Em seguida, representantes do Fonseas, dos estados da região Norte, da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS e do Congemas compuseram a mesa de encerramento, destacando o protagonismo dos estados na condução da política socioassistencial e no enfrentamento das desigualdades regionais.
O encontro, realizado em Manaus, consolidou o papel articulador do Fonseas e reforçou a urgência de estratégias específicas para a Amazônia. A diversidade territorial e social da região foi reconhecida como elemento central para a construção de um SUAS inclusivo, sustentável e voltado à redução das desigualdades no país.
Texto: Luis Xavier
Foto: SEAS AM