Campo Grande (MS) – Mais de 100 conselheiros participam na última terça-feira (23) do ‘I Encontro dos Conselhos Estaduais de MS’, realizado na Escola do Sistema Único de Assistência Social – Mariluce Bittar, na Capital. O encontro tem por finalidade discutir conjuntamente ações voltadas a construção de políticas públicas segmentadas, fortalecendo os Conselhos Estaduais de Direitos existentes na Casa da Assistência Social e Cidadania (CASC), que é ligada à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).
Na abertura do evento, o secretário-adjunto da Sedhast, Adriano Chadid, reforçou o compromisso do Governo do Estado em garantir amplo espaço para todas as políticas públicas independentemente de segmento. “Quero mais uma vez ratificar o apoio da Sedhast e o compromisso do Governo do Estado em estabelecer e dar condições para que políticas públicas, em suas diversas áreas, sejam contempladas nesse governo em sua plenitude, fazendo assim com que o cidadão sul-mato-grossense seja o maior beneficiado no final”, pontuou.
O público do encontro, que é formado por conselheiros de direitos humanos; do negro; assistência social; da criança e adolescente; diversidade sexual; pessoa idosa; segurança alimentar; pessoa com deficiência; do índio; da mulher e juventude, também discutirá possíveis regimentos, formulações e adequações da legislação vigente para o pleno funcionamento desses conselhos.
Para a presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Consep/MS), Rosana Martinez, a realização do encontro é um avanço e mostra um novo olhar sobre os conselheiros. “Sem dúvida é um grande momento para todos nós. Quando vemos o poder público avançando, reunindo e valorizando ações e as pessoas que pensam essas políticas segmentadas sentimos que podemos ir além”, ressaltou. A superintendente de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, disse também que a intenção é que o encontro se torne anual, devido à transitoriedade de membros dentro dos conselhos.
Também participaram da mesa de abertura a coordenadora da Casa da Assistência Social e Cidadania, Claudia Domingues Gomes; Graziela Carras Dias Ocáriz, defensora pública e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de MS; Angelo Motti, coordenador do Programa Escola de Conselhos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Eduardo Mesa, coordenador de Programa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa na UFMS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedhast/ Fotos: Ana Paula Oliveira