Para capacitar profissionais de Assistência Social, Educação e Saúde na prevenção e no enfrentamento dos diversos tipos de violência cometidos contra crianças e adolescentes do Ceará, o Instituto da Infância – IFAN, organização da sociedade civil, realizou o Seminário Violências nas Infâncias e Adolescências: Diferenças e Convergências.
O evento aconteceu no Hotel Luzeiros, no bairro Meireles, em Fortaleza, como realização do projeto Estado das Práticas de Programas contra as Violências de Crianças e Adolescentes no Estado do Ceará, iniciativa executada pelo IFAN com apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e cooperação técnica da Secretaria da Proteção Social (SPS).
A programação técnica é exclusiva para profissionais das pastas de Assistência Social, Educação e Saúde do Governo do Ceará, bem como representantes do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e de organizações da sociedade civil cearense.
Com mesas e palestras temáticas, o Seminário tem o objetivo de levar informação sobre as principais tipologias e incidências das violências praticadas contra crianças e adolescentes no estado. “Queremos lançar um olhar para como a família, a sociedade e as políticas públicas têm respondido para proteger este público em toda a sua pluralidade, o que têm feito para prevenir as diversas violações”, complementa Luzia Laffite, superintendente executiva do Instituto da Infância.
Pela manhã, um dos destaques da programação é a mesa “Proteção e Cuidados às infâncias e suas famílias: uma questão Plural – Meninas – Igualdade Racial e Diversidade”, que contará com exposições da secretária-executiva da Secretaria da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Martír Silva, e da coordenadora especial de Políticas Públicas LGBTI+ da Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, Viviana Mesquita.
A solenidade de abertura do Seminário (às 8h30) contará com falas da secretária da Proteção Social, Onélia Leite Santana, do secretário-executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS Ceará, Caio Cavalcanti, da secretária da Igualdade Racial do Estado do Ceará, Zelma Madeira, e da superintendente do Instituto da Infância, Luzia Laffite.
Fonte: https://www.sps.ce.gov.br/