Os técnicos da Emater – DF que atuam no Plano Brasil sem Miséria passaram por uma capacitação iniciada na última segunda-feira (10), no auditório da Conab no SAI. Durante a abertura do evento, o presidente da Emater – DF, José Guilherme Leal, ressaltou o papel da empresa na redução da pobreza no campo.
“O crescimento do nosso trabalho significa que a população rural está sendo bem atendida”, observou. José Guilherme acrescentou ainda que o GDF tem promovido a articulação entre os diversos órgãos para que o governo promova a inclusão social.
O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, reforçou que a pobreza não se restringe à questão da renda. “Quando falamos em redução da miséria, temos que pensar no acesso à saúde, à educação e à cultura. O agente de ATER (de Assistência Técnica e Extensão Rural) deve enxergar a população não apenas como objeto de políticas públicas, mas também como sujeito com direitos e cidadania”, disse.
Com o objetivo de construir estratégias para o desenvolvimento do Plano Brasil Sem Miséria, a capacitação aborda de maneira aprofundada temas relacionados à pobreza, como as raízes históricas da desigualdade, desigualdade entre homens e mulheres, etnia, gerações, situação da extrema pobreza no território, inclusão social, inclusão produtiva, entre outros.
Além de construir estratégias de execução de ações para o BSM, a capacitação possibilitará o aprimoramento do atendimento de pessoas pobres e extremamente pobres que vivem em áreas rurais.