Termina nesta sexta-feira (30) o prazo para que os gestores municipais e estaduais registrem as informações sobre a prestação de contas do Programa Bolsa Família no Sistema SuasWeb, após comprovação dos gastos e análise pelos respectivos Conselhos de Assistência Social. Caso as informações sejam lançadas fora do prazo, o repasse fica suspenso a partir da competência de outubro.
O registro da informação é essencial para que estados e municípios continuem a receber recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que apoia as ações voltadas à gestão e execução do Bolsa Família e do Cadastro Único. O sistema SuasWeb permanecerá disponível após o prazo de 30 de setembro, mas o município ou estado só voltará a receber os recursos do IGD do mês seguinte ao lançamento das informações, não havendo repasse retroativo.
A suspensão não prejudica as 13,8 milhões de famílias atendidas pelo Bolsa Família, que continuam sacando os valores normalmente nas datas previstas no calendário anual de pagamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MDSA