A Superintendência de Política sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) participou em Brasília, da Oficina Nacional sobre a Estratégia do Pronasci Juventude, projeto voltado aos adolescentes e jovens negros oriundos de locais periféricos.
Vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), a Suprad apresentou durante o encontro a experiência do Corra Juventude, uma das políticas que inspiram a metodologia do Pronasci Juventude. Em Salvador, serão 500 jovens contemplados pelo Programa. A Seades foi representada pela superintendente adjunta da Suprad, Luciene Santana.
Na Bahia encontra-se em fase de preparativos a execução do Pronasci Juventude, por meio de parceria da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD/MJSP). A pactuação também conta com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e os ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE).
Estão previstas ofertas de atividades culturais e educacionais, além de acompanhamento multiprofissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Programa Nacional
O Pronasci Juventude é um dos projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), voltado à prevenção da violência no contexto da política sobre drogas, por meio de oferta de alternativas para o desenvolvimento da população jovem negra e periférica.
O projeto tem como objetivo reduzir os índices de violência contra a população jovem negra, assim como prevenir o uso prejudicial de álcool e outras drogas. As ações do Pronasci Juventude envolvem a proteção social de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, a elevação da sua escolaridade e a inclusão produtiva.
Fonte: http://www.seades.ba.gov.br/