A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (Seades) participou em Brasília, do II Seminário Dignidade Humana: Acesso à justiça – Superar barreiras e promover igualdade. O evento foi realizado através de parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Programa Justiça Plural.
A Seades foi representada pela diretora de Acolhimento, Cuidado e Reinserção Social, Alessandra Coelho, da Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), discutindo o painel “Desafios para a garantia do direito à maternidade e convivência familiar de mulheres em situação de rua”.
A programação contou com temas relacionados às recomendações, resoluções e políticas do CNJ, reforçando o compromisso com a justiça social e a promoção da igualdade em todas as dimensões. Foram debatidos também painéis como “Enfrentamento à violência letal contra crianças e adolescentes”, “Acesso qualificado à justiça para mulheres”, “Situação de crises climáticas a partir do racismo ambiental”, e “Memória como ferramenta de justiça racial”.
O objetivo principal do seminário foi promover um diálogo qualificado sobre os desafios contemporâneos relacionados ao combate ao racismo, à promoção dos direitos das mulheres, da população LGBTQIA+, de crianças e adolescentes, e de pessoas em situação de rua. Além disso, o evento teve como intuito fomentar a implantação efetiva de direitos fundamentais em cenários de crises climáticas.
Fonte: https://www.ba.gov.br/