Noticias pelos estados

AMAZONAS – Centros de Convivência realizam programação especial com serviços de autocuidado e empoderamento feminino

O Dia da Mulher, comemorado no dia 8 de março e celebrado por todo o mês com ações de empoderamento feminino: Março Lilás, sobre a conscientização e combate ao câncer de colo do útero; Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março); além de palestras sobre bullying, fazem parte das ações a serem trabalhadas pelo Governo do Amazonas nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci).

Administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), os sete aparelhos públicos, criados para estimular o fortalecimento de vínculos sociais e familiares em várias zonas de Manaus, vão celebrar também a Páscoa: com a realização de oficinas de bombons de chocolates com os integrantes dos grupos de convivência; a chegada do Coelhinho da Páscoa com caça aos ovos; e o culto com café compartilhado.

A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Rita Abecassis, explica que a programação do mês de março, nos sete centros, está variada, com uma gama de oportunidades aos usuários, desde informações básicas, passando por atividades de lazer e de serviços de embelezamento. Desta forma, os profissionais de todos os aparelhos promovem a integração de famílias e comunidades, centralizando todo o trabalho na convivência e sociabilidade da população, fortalecendo vínculos.

Rita Abecassis, destaca ainda que cada centro foca na importância do empoderamento feminino, conscientiza sobre o combate ao câncer do colo de útero. Outro tema importante que vai ser tratado é a Síndrome de Down, assim como bulling, que será tratado por meio de palestras nos centros e nas escolas. “Teremos a Operação Átria, que é realizada em todo o país, cujos centros adotaram e vão promover ações, por meio de palestras sobre o combate à violência contra a mulher, em parceria com a Procuradoria da Mulher”, disse. 

Fonte: https://www.seas.am.gov.br/