O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, e a Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, estão realizando a entrega de 157 toneladas de leite em pó para noventa e seis municípios alagoanos. Os alimentos foram doados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e são destinados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do estado.
Os municípios contemplados atenderam os critérios e estão aptos para o recebimento da doação, conforme a Nota Técnica da Comissão Intergestores Bibartite (CIB) Seades nº 01/2024, publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas, de 23 de agosto de 2024, páginas 62-63. Alguns critérios foram adotados para a realização desta distribuição. Os municípios foram definidos considerando o maior percentual de pessoas com renda per capita de até R$ 218, de acordo com dados extraídos do Cadastro Único em junho de 2024. As famílias beneficiadas nos municípios serão as que possuem crianças com idade de 0 a 6 anos inscritas do Cadastro Único. Um quilo de leite em pó será distribuído por criança.
A secretária da Assistência, Kátia Born, e o superintendente Regional de Alagoas da Conab, Elizeu Rêgo, acompanharam a distribuição de aproximadamente sete toneladas nos municípios de Joaquim Gomes, Ibateguara, São José da Laje e Santana do Mundaú.
É de responsabilidade do Governo do Estado coordenar a distribuição e assegurar o cumprimento das normas e diretrizes estabelecidas, assim como garantir a utilização adequada do leite em pó e prestar contas da distribuição aos beneficiários finais. Noventa e seis municípios alagoanos atenderam os critérios e estão aptos para o recebimento da doação.