Noticias pelos estados

Ação simultânea de combate ao Aedes aegypti mobiliza 20 municípios no Paraná

Mutirões de limpeza, arrastões de conscientização nas casas, conversas com moradores e palestras preventivas com famílias que vivem em áreas de risco. Estas foram algumas das ações feitas durante a II Mobilização intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti, que aconteceu simultaneamente em 20 municípios da região de Cascavel, nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro.

A ação é uma iniciativa do programa Família Paranaense, promovida pelo escritório regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social de Cascavel, com o apoio das secretarias estaduais da Saúde e da Educação.

Segundo a chefe da regional, Lizmari Fontana, foi uma grande ação integrada, que contou com a participação de mais de 200 servidores municipais e estaduais de diversas áreas e órgãos do Estado.

“Foi a maior mobilização simultânea feita no Paraná com este propósito. Com a união de esforços entre o Governo do Estado e a participação dos municípios, trabalhamos intensamente para conscientizar a população em torno de um só objetivo, que é combater o mosquito da dengue”, afirmou Lizmari.

A chefe da regional destacou ainda a importância da parceria dos prefeitos para o sucesso da ação. “Conseguimos alcançar milhares de famílias, mas para isso a Secretaria da Família contou com o empenho dos gestores municipais que abraçaram a causa e também participaram ativamente de todas as etapas da mobilização”, disse ela.

ATIVIDADES – As crianças e adolescentes também participaram ativamente das ações. A programação para elas contou com atividades educativas nas escolas, com gincanas, filmes e apresentações culturais a respeito do tema.

Em Cascavel, o concurso de desenho com o tema “Protegendo a vida: todos juntos no combate ao Aedes aegypti”, mobilizou as crianças e adolescentes atendidos por equipamentos públicos e entidades sociais. A premiação aconteceu no Centro da Juventude da cidade.

No município de Céu Azul, além do trabalho de conscientização, a população foi incentivada ao cultivo da crotalária, planta que hospeda libélulas, predadoras naturais do Aedes Aegypti – elas comem o mosquito e suas larvas.

DIDÁTICO

Para atingir de forma mais efetiva da população, o programa Família Paranaense desenvolveu um kit didático interativo e com forte apelo visual. A ideia é que, ao interagir com o material, adultos e crianças se lembrem do conteúdo e se sintam motivados a participar da prevenção.  Além de chegar às mais de 253 mil famílias já atendidas ou em atendimento pelo programa Família Paranaense, os materiais poderão ser usados para outras ações educativas junto à comunidade. A expectativa é que a ação cubra os 399 municípios paranaenses.

 

do site da  Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social