No mês de junho começou a ser pago em todo o País, o Benefício para Superação da Extrema Pobreza na Primeira Infância (BSP). O novo benefício é uma das iniciativas da ação Brasil Carinhoso, programa do Governo Federal.
Em Mato Grosso do Sul, foram 17.446 famílias que receberam o benefício, totalizando cerca de R$ 1.670.640,00 de recursos que foram injetados na economia do Estado.
Esses recursos movimentam o comércio local e auxiliam as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa tem como principal objetivo retirar da miséria todas as famílias com filhos entre 0 e 6 anos, cadastradas no Bolsa Família e que ainda se encontram em situação de extrema pobreza – com renda mensal até R$ 70 por pessoa.
Além disso, devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Elas são informadas do pagamento por meio de mensagem no extrato do Bolsa Família. Os valores poderão ser sacados com o cartão social, de acordo com a agenda de pagamentos do Bolsa Família.
A ampliação dos recursos do Bolsa Família, por meio do Brasil Carinhoso, atenderá cerca de 2 milhões de famílias e 2,7 milhões de crianças. Com isso, estima-se a redução de cerca de 40% da extrema pobreza no Brasil e de 62% para a primeira infância.
Ascom Setas