Sem categoria

GOIÁS – Goiás Social capacita 29 municípios sobre o Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, promoveu, uma capacitação sobre o Pacto Goiano Pelo Fim da Violência Contra a Mulher para a região Oeste de Goiás, microrregião Central. Participaram da ação 29 municípios, que discutiram sobre políticas de enfrentamento à violência nos municípios, para a criação e implementação de um pacto municipal. O evento aconteceu no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (HUB Goiás) e contou com representantes da Segurança Pública.

O encontro foi marcado pelo compartilhamento de estratégias e soluções integradas entre serviços da Rede de Atendimento à Mulher, além da discussão de políticas públicas para as mulheres no âmbito nacional e internacional, previstas de acordo com a Lei Maria da Penha. Houve, ainda, a apresentação dos dados de violência dos municípios da região e a assinatura do Termo de Adesão de participação no pacto.

De acordo com Evelin Rodrigues, superintendente da Mulher, a participação dos municípios é fundamental para garantir a implementação efetiva de políticas que assegurem acolhimento e respeito. “A gente quer, além de promover um encontro para adquirir conhecimento, de troca de experiências, que a gente saia daqui com a nossa rede fortalecida”, esclarece.

A primeira capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher foi realizada no início de maio, na região de Pirineus, e todas as demais regiões serão contempladas. Integram as ações do Pacto, o Protocolo Todos Por Elas, Grupos Reflexivos, campanhas temáticas, Educação e Justiça: lei Maria da Penha nas Escolas e criação de Conselhos Municipais.

Decretado em 2019, o Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher é uma iniciativa do Governo de Goiás que tem como objetivo integrar e articular políticas públicas para as mulheres. Coordenado pela Seds, formam a ação o Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Forças Policiais, Organizações Não Governamentais e Religiosas, Universidades, sociedade civil e gestão municipal.

Fonte: https://goias.gov.br/