O Governo de SP e o Ministério Público do Estado de São Paulo uniram forças para um grande avanço na proteção de crianças e adolescentes paulistas. Um acordo inédito no país marcou o compromisso entre os poderes para ampliar o Serviço de Família Acolhedora (SFA).
“Essa união com o MPSP nos dá mais forças para chegar às cidades e engajar os gestores municipais. Por enquanto, apenas 52 cidades possuem o serviço, mas a nossa meta é alcançar os 645 municípios do estado e assim ter ainda mais efetividade na proteção das crianças e adolescentes”, disse Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social.
A assinatura do Termo de Cooperação para Promoção e Expansão do Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras (SFA) em todo o estado de São Paulo é pioneira. Assinaram o pacto Gilberto Nascimento, secretário estadual de Desenvolvimento Social – designado pelo Governador Tarcísio de Freitas – e Mario Luiz Sarrubbo, procurador-geral de Justiça de São Paulo.
“Quando uma criança ou adolescente passa por uma situação de risco e vulnerabilidade no lar de origem, os processos judiciais que as encaminham para um local seguro passam pelas Varas da Infância e Juventude, Criminais e de Família. Sempre temos promotores do MPSP nesses locais e eles poderão direcionar e orientar sobre o Serviço de Família Acolhedora”, afirma Sarrubbo.
Fonte: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/