A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, recebeu nesta terça-feira (20) a visita de deputados federais da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, também representantes da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Os deputados Mandetta (DEM/MS) e Antônio Brito (PTB/BA) entregaram à ministra um relatório de atividades da comissão e discutiram o fortalecimento de ações intersetoriais de saúde, educação e assistência social.
“Temos muito a agradecer ao Congresso Nacional porque todas as questões que precisaram de apoio dos parlamentares foram aprovadas. Isso criou um ambiente favorável para esses temas, junto com o lançamento do Plano Brasil Sem Miséria e do Programa Viver Sem Limite”, disse a ministra. “Agora, nosso desafio é a integração de políticas.”
Novo presidente da Comissão de Seguridade Social, o deputado Mandetta destacou a importância de aproveitar informações de outras áreas, especialmente da saúde, para orientar as ações do Brasil Sem Miséria. “Os agentes comunitários de saúde têm contato direto com as famílias de baixa renda e fazem um cadastro com várias informações socioeconômicas que podem ser úteis à assistência social.”
O deputado Antônio Brito, terceiro vice-presidente da comissão, entregou à ministra o relatório de atividades de 2011, com projetos e discussões relevantes para a assistência social. Ele ressaltou que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) deve aproveitar os próximos anos para criar e fortalecer uma marca do Sistema Único de Assistência Social (Suas). “Essa marca deve estar visível em todos os equipamentos público de assistência, para que o povo saiba reconhecer a rede que tem à sua disposição”, argumentou.
A reunião com os parlamentares teve ainda a presença da secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin, e do secretário para Superação da Extrema Pobreza, Tiago Falcão. Pela Comissão de Seguridade Social e a Frente Parlamentar de Defesa da Pessoa com Deficiência, participaram também as deputadas Rosinha da Adefal (PTdoB/AL) e Érika Kokay (PT/DF), além do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB/CE).
Fonte: Ascom / MDS