Noticias pelos estados

Rio de Janeiro adere ao Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz alcançou o Rio de Janeiro. Na segunda-feira (13), o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, esteve no estado para formalizar os termos de adesão. Ao todo, 50 municípios participarão da iniciativa, que beneficiará cerca de 24 mil famílias. O Rio de Janeiro se soma a outros cinco estados que também aderiram ao programa – Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins e São Paulo. Em abril, os demais municípios terão uma nova oportunidade de adesão ao Criança Feliz. Em todo o País, 2.529 municípios já participam da ação.

Na ocasião, Osmar Terra explicou que programa investe no desenvolvimento humano e de combate à pobreza a longo prazo. “Os primeiros mil dias de vida até os quatro anos de idade são críticos do desenvolvimento. Se fizermos um trabalho de apoio à família, de orientação e proporcionarmos às crianças um maior estímulo possível, elas vão se desenvolver mais rápido, aprender mais rápido na escola e terão uma profissão no futuro melhor que a dos seus pais”, destacou.

O governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, ressaltou a importância do investimento na primeira infância. “Sabemos o problema que faz a desassistência às crianças. Fico muito feliz de ver um programa como este nas mãos de um médico, de uma pessoa que conhece a área. Acredito que será bom para todos nós, principalmente com os dados de violência no país”, afirmou.

Programa

O programa irá priorizar crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), tendo como ponto central a visitação domiciliar.

As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados que farão visitas periódicas de orientação aos pais sobre o desenvolvimento infantil integral.

 

Portal Brasil