Integrantes do Comitê do programa Criança Feliz em Alagoas participam, em Brasília, até a quarta-feira (25), da Oficina de Alinhamento Intersetorial das ações com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MSDA). O foco do encontro, aberto na segunda-feira (23) pelo ministro Osmar Terra, é o aspecto da intersetorialidade na condução das atividades do programa.
De acordo com uma das integrantes da comitiva alagoana, a assistente social Simone Sampaio, da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), outros pontos debatidos durante a oficina serão as diretrizes metodológicas das visitas domiciliares previstas pelo Criança Feliz e a estruturação dos comitês gestores estaduais e municipais.
“Tivemos a apresentação do ministro Osmar Terra sobre o desenvolvimento infantil e os painéis sobre a importância da integração das políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação na execução das ações do Criança Feliz. Esses são aspectos fundamentais para o funcionamento do programa nos estados”, disse a assistente social.
As atividades em Brasília contam com a presença do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, que lembrou o papel estratégico da pasta para o sucesso do Criança Feliz em Alagoas.
“No Estado, 86 municípios estão aptos a receber as ações do Criança Feliz. Estamos conscientizando e orientando os gestores municipais para o cumprimentos dos prazos para preenchimento do Termo de Aceite, que termina no dia 10 de fevereiro, e da aprovação do programa pelos conselhos municipais de Assistência Social, até o dia 24 de fevereiro. Depois disso, ficaremos responsáveis pelo treinamento das equipes técnicas que vão atuar nos municípios. Essa é uma grande responsabilidade, que esperamos cumprir com eficiência”, lembrou Fernando Pereira.
Durante a oficina de alinhamento, o secretário alagoano teve a oportunidade de conversar reservadamente com o ministro Osmar Terra, e sugeriu uma nova visita do titular do MDSA a Alagoas. “O ministro deverá voltar ao Estado nos próximos dias, a depender da agenda dele. Queremos manter o diálogo aberto com o Governo Federal para garantir total acesso dos alagoanos a todos os programas e benefícios”, afirmou Pereira.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Seades/ Texto de Petrônio Viana