Noticias pelos estados

Atletas paralímpicos estreiam cadeiras em amistoso de basquete

Mesmo quase 10 anos sem entrar em quadra, o atleta paralímpico Luiz Santana da Silva, de 42 anos, demonstrou habilidade, no amistoso de basquete realizado no último sábado (21.01). O time liderado por ele, de uniforme laranja, venceu por 12 x 8, o adversário que vestia azul. O placar marca o retorno às atividades dos atletas paralímpicos, que estrearam as cadeiras próprias para a prática esportiva, entregues pelo governador Pedro Taques, no ginásio da Escola Estadual Presidente Médici, em Cuiabá.

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) adquiriu os equipamentos, em atendimento a uma demanda da Secretaria Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa Civil. Os titulares das pastas, Max Russi e Marcione Pinho, respectivamente, junto ao governador, entregaram as 39 cadeiras de rodas, 24 para a prática de basquete e tênis paralímpicos, e 15 de uso comum para pessoas com deficiência de cinco municípios.

O chefe do Executivo Estadual ainda reconheceu que mais de duas mil pessoas com deficiência precisam de cadeiras de rodas em Mato Grosso, e se comprometeu em ações para a concretização das políticas públicas em benefício desse público. “Essa entrega de cadeiras próprias para o esporte é inédita, nunca houve aquisição desse tipo em Mato Grosso. Mas não estamos fazendo favor, pois é um direito das pessoas com deficiência o acesso ao esporte e lazer”, afirmou o governador Pedro Taques.

As cadeiras específicas para a prática esportiva pertencerão ao Estado e serão geridas pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc). De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo Oliveira, as cadeiras serão utilizadas pelos atletas paralímpicos, mas também para incentivar os alunos com deficiência da rede estadual de educação a ingressarem no esporte.

Atletas

De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD), Juarez de Almeida Albuez, cerca de 24% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, e em Mato Grosso o número é bem próximo desse percentual nacional.

Juarez destaca que o momento de aquisição das cadeiras é oportuno para o incentivo da prática, em decorrência da Paralimpíada recém-realizada no país, que despertou o interesse esportivo em muitas pessoas. Nesse sábado, mais de 20 pessoas com deficiência compareceram ao ginásio da EE Presidente Médici.

Fonte: Site da Setas/Foto: Jana Pessoa