Sem categoria

12 de junho: Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

O Fonseas defende medidas imediatas e estruturantes  que ampliem a proteção social não contributiva, para garantir segurança de renda e sobrevivência, além do acesso à educação de qualidade e trabalho decente para pais e mães!

O que significa o 12 de junho?

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre a situação do trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

Desde então, a OIT e demais organismos em direitos humanos das infâncias, convocam a sociedade, empregadores e os governos do mundo todo, a se mobilizarem pela erradicação do trabalho infantil.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria e o direito de brincar das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Por conta da crise socioeconômica que estamos vivendo, em um contexto de pandemia e desproteção, o trabalho infantil se agravou no Brasil, fazendo com que várias crianças e adolescentes trabalhem para garantir alimentação e moradia, gerando consequências físicas, psicológicas e educacionais.

????As/os assistentes sociais lutam por melhores condições de vida para a população e políticas públicas que garantam proteção social e infância para as crianças. O Trabalho Infantil deve ser impedido e denunciado, disque 100!

Confira a campanha de 2021: “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!

Em 2021, a Campanha 12 de Junho integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU, e conclama a sociedade para a urgência de medidas efetivas e imediatas de prevenção e combate ao trabalho infantil através do slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”.


????Confira mais informações no site do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil