Vitória da Conquista promove educação continuada do Sistema Único da Assistência Social

Cerca de 90 profissionais da área socioassistencial de 23 municípios participam até esta sexta-feira, 27, da II Oficina Formativa do Sistema Único da Assistência Social (Suas). A atividade é realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

A abertura do evento, no auditório da Praça CEUs J. Murilo, contou com a presença do prefeito Herzem Gusmão, da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, do chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira, além do diretor da Assistência Social, Michael Farias.

“Temos implantado um modelo de educação permanente nunca visto na história do Suas em Vitória da Conquista, pois acreditamos que para liderar é preciso conhecimento. O Governo Municipal tem essa preocupação de que as equipes técnicas tenham o preparo necessário para essa função tão nobre da assistência social”, declarou o prefeito.

Na ocasião, o gestor saudou as duas técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que vieram, a convite da Administração Municipal, ministrar a oficina para utilização do Prontuário SUAS. O prefeito também agradeceu o empenho do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, em garantir R$ 700 mil para a implantação do Serviço de Acolhimento para Mulheres em Situação de Violência na cidade.

O Prontuário Suas é um instrumento documental padronizado, que orienta na organização e registro das informações relacionadas ao trabalho social com as famílias e indivíduos acompanhados pelos serviços de Proteção e Atendimento Integral e Especializado (PAIF e PAEFI).

Segundo a técnica Celaide Camargo, do Departamento de Gestão do Suas/MDS, o Prontuário Suas é fundamental no processo de trabalho dos Cras e Creas. “O prontuário qualifica a oferta do serviço; estimula as equipes a refletirem sobre o que o Município tem apresentado em termos de estratégia; torna o diagnóstico mais efetivo e permite o avanço nos atendimentos à população”.

A psicóloga Valdinéia Aragão veio de Cordeiros, a 163 km de distância de Conquista, para participar do segundo encontro. A profissional aprovou a iniciativa da Prefeitura: “É bastante interessante porque a gente vê a preocupação dela em estarmos nos capacitando, pois para fazer um bom trabalho é importante que se tenha essa formação continuada”.

Já a educadora do Creas Central de Conquista, Leila Lopes, falou da satisfação em adquirir mais conhecimento. “A capacitação vai estar nos orientando no preenchimento do prontuário do usuário. É válido para toda equipe ter esse conhecimento”, assegurou.

 

da Ascom/Prefeitura de Vitória da Conquista

Comentários no Facebook