Vacinação finalmente foi iniciada e deve ser garantida para toda a população. É preciso fortalecer o SUS e o SUAS!

Miniatura YouTube (20)

Finalmente chegou o momento que todos/as nós esperávamos. A vacinação já iniciou em todas as regiões do Brasil, renovando nossas esperanças depois de um ano tão difícil, com milhares de vidas interrompidas. A decisão de tomar ou não a vacina não é individual e sim coletiva, já que se trata de uma questão de saúde pública, para o bem de toda a população.

😷 A pandemia reforça a importância de sistemas estatais, especialmente o Sistema Único de Saúde e o Sistema Único de Assistência Social, tendo em vista a necessidade de medidas sanitárias, de seguranças, como de renda e acolhida. Muitos profissionais da Assistência Social também estão no atendimento direto da população, na chamada linha de frente, garantindo a proteção da população mais vulnerável e com direitos violados, atuando de modo integrado com os profissionais da Saúde. Importante reafirmar que o SUS e o SUAS são conquistas da sociedade brasileira. Por isso a importância da defesa de recursos suficientes para a universalização das coberturas.

😷 Vale ressaltar que mesmo com a vacina os cuidados com a pandemia devem ser mantidos até que toda a população seja imunizada. Por isso, use máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento social e defenda o SUS e o SUAS, defenda a Vida!

Viva a ciência, viva o SUS, viva o SUAS!

Comentários no Facebook