Noticias pelos estados

Unicef vai capacitar multiplicadores do Programa Criança Feliz em Alagoas

Representantes de Alagoas e mais quatro estados nordestinos se reúnem em Maceió a partir da próxima segunda-feira (13) para a I Capacitação de Multiplicadores do Programa Criança Feliz. Os encontros serão conduzidos por especialistas do Unicef e as aulas teóricas acontecem no Centro Cultural e de Exposições (Centro de Convenções), em Jaraguá, até o dia 23.

A programação inclui visitas a Centros de Referência de Assistência Social e ao Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren), no interior e na capital alagoana, para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

A capacitação terá como base o manual “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança”, onde é descrito o método elaborado pelo Unicef e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para multiplicadores de conhecimentos voltados para a primeira infância em todo o mundo. Segundo o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, o conteúdo apresentado terá sua aplicação testada nas visitas aos centros.

“Em nove dos 10 dias de capacitação, os multiplicadores vão visitar o Centro de Referência de Marechal Deodoro e a unidade do Cren no Conjunto Denisson Menezes, em Maceió. Essas visitas vão servir para consolidar o que for passado nas reuniões teóricas”, explicou o secretário.

“Estarão em Maceió os responsáveis por passar esses conhecimentos para quem vai executar as ações do Criança Feliz no Maranhão, Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Alagoas. Vamos receber esses representantes da melhor forma possível e oferecer a eles todas as condições absorver esses dados e realizar um grande trabalho em seus estados”, disse Pereira.

De acordo com a programação da capacitação, após a abertura, marcada para as 8h de segunda-feira, os multiplicadores vão se reunir com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Renata Ferreira, que vai abordar detalhes do Criança Feliz e a operacionalização das visitas domiciliares previstas no programa.

Nos dias seguintes, os multiplicadores vão receber orientações sobre atividades lúdicas recomendadas, técnicas de comunicação com as crianças, discussão de soluções para problemas familiares, entre outros temas.

A secretária executiva da Assistência e Desenvolvimento Social, Morgana Tavares, destaca a importância do papel desses multiplicadores na execução das ações do Criança Feliz nos estados.

“Os multiplicadores serão responsáveis pelo treinamento de supervisores e visitadores. Em sua maioria, são psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que terão a função de articular-se com a coordenação estadual ou municipal para assegurar e verificar previamente toda a infraestrutura e contatos necessários para as atividades práticas. São peças fundamentais para o sucesso do Criança Feliz”, ressaltou a secretária executiva.

 

da Ascom/Seades