Suas: 140 municípios recebem oficinas

escolhida-suas-768x368

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) visitou 140 municípios cearenses durante ciclo de Oficinas Regionais de Assessoramento para Elaboração dos Planos Decenais de Assistência Social, ocorrido no mês de julho.Os encontros auxiliam os municípios no processo de elaboração de seus próprios planos decenais para o período de 2016 a 2026, reunindo subsídios para a definição de prioridades, objetivos e metas do Pacto de Aprimoramento da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

suas

A política de assistência social atende a 50 milhões de brasileiros, homens, mulheres e crianças que dependem do braço do Estado para garantir-lhes uma vida digna. “Hoje as famílias mais carentes recebem atendimento multidisciplinar, tem suas necessidades acompanhadas por profissionais comprometidos e através desse atendimento têm acesso à renda, ao Bolsa Família e ao Beneficio de Prestação Continuada. Em cada uma dessas visitas nós chegamos mais perto da população que necessita do serviço da assistência social em nosso estado, nos reunimos para discutir e melhorar essa política para melhor atender a esse público”, declara Célia Melo, orientadora da Célula de Gestão do Suas.

Dentre os 282 participantes dos 140 municípios, 53 são gestores e 229 são técnicos, representantes das seguintes regiões: Grande Fortaleza / Litoral Leste e Maciço de Baturité, Fortaleza. Sertão Central / Sertão de Canindé, Quixeramobim. Centro Sul, Icó. Cariri I e II, Crato. Sertão de Sobral, Pires Ferreira. Sertão de Crateús, Sertão dos Inhamuns, Santa Quitéria. Serra da Ibiapaba, Tianguá. Vale do Jaguaribe, Russas. Litoral Oeste, Vale do Curu, General Sampaio. Litoral Norte, Jijoca de Jericoacoara.

Rede de Serviços

No Ceará, o Suas conta com uma rede de serviços ofertados em 383 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); 114 Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), sendo 112 unidades em 106 municípios e outras duas unidades regionais com 11 municípios vinculados; 218 Centros de Convivências; 51 equipes volantes; nove Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP); um Centro Dia; e 96 Unidades de Acolhimento para indivíduos ou famílias afastados temporariamente de seus núcleos familiar ou comunitário ou que se encontram em situação de abandono.

O Bolsa Família beneficia, em todo o Estado, 1.049.729 famílias. Já o Benefício de Prestação Continuada (BPC) tem 241.277 beneficiários, sendo 149.581 pessoas com deficiência e 91.696 pessoas idosas. Os programas compõem um leque de 38 benefícios e serviços oferecidos pelo Suas que inclui, ainda, o Serviço de Proteção Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviços de proteção social Básica e Especial para Pessoas com Deficiência e Idosos, Acessuas Trabalho, Benefícios Eventuais para situações emergenciais, Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (Paefi), Serviço Especializado em Abordagem Social, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida ou Prestação de Serviços à Comunidade, entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da STDS/ Foto: Rogério Rodrigues

Comentários no Facebook