STDS realiza oficina sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos

Coordenadores estaduais do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família (PBF) de cinco estados e de 60 municípios cearenses participam, de 23 a 26 de maio, da 2º Oficina Regional sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos (GPTE), em Fortaleza. Realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), e as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesa), a Oficina tem como objetivos avaliar problemas e delinear soluções para o avanço da agenda GPTE nas temáticas da inclusão e identificação no CadÚnico; gestão de benefícios e de condicionalidades do PBF; e utilização do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M).

 No Brasil, serão realizadas seis oficinas regionalizadas: além de Fortaleza, em Cuiabá e Porto Alegre no primeiro semestre e em Belo Horizonte, Maceió e Manaus no segundo semestre. Fazem parte dos GTPE, famílias indígenas, quilombolas, ciganas, povos de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, pescadores, catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua. Segundo a Senarc/MDSA, no CadÚnico existem 26.589.866 famílias cadastradas em todo o Brasil, das quais 2.149.254 são dos GPTE. Já no PBF, há 13.560.521, sendo 1.637.504 das famílias cadastradas parte dos GTPE.

 Estados e Municípios participantes

Participam daOficina Regionalizada do GPTE no Ceará gestores estaduais do CadÚnico e do PBF e coordenadores da Saúde e da Educação do PBF dos estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Durante o encontro, haveráainda exposições sobre o CadÚnico e o PBF, apresentação de boas práticas de gestão e da sociedade civil, depoimentos de representantes de alguns segmentos do GPTE e atividades em grupo.

 Também farão parte da Oficina os coordenadores dosprogramas de 60 municípios cearenses com o maior número de famílias do GPTE: Aracati, Aratuba, Aquiraz, Acaraú, Acopiara, Assaré, Amontada, Banabuiú, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Chaval, Crateús, Fortaleza, Fortim, Forquilha, Guaiuba, Granja, Horizonte, Icapui, Itarema, Itapipoca, Iracema, Independência, Ipueiras, Jaguaruana, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Monsenhor Tabosa, Maracanaú, Massapê, Moraújo, Novo Oriente, Pacajus, Pacatuba, Pacujá, Paraipaba, Parambu, Pentecoste, Pindoretama, Poranga, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Redenção, Salitre, Santa Quitéria, São Benedito, Senador Pompeu, Sobral, Tamboril, Tauá e Tururu.

da Ascom/STDS

Comentários no Facebook