STDS capacita 184 municípios para controle e preenchimento dos Censo SUAS e Cemaris/2017

Os secretários de assistência social e técnicos de 184 municípios cearenses começam a ser treinados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) para realização do Censo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS/2017) e do Mapa de Risco Pessoal e Social do Estado do Ceará (Cemaris/2017). A capacitação inicia nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de outubro, com gestores de 127 municípios do Estado. O evento ocorrerá no Hotel Praia Centro, e segue na próxima semana para o Crato, onde contemplará gestores de outras 57 cidades, totalizando os 184 municípios cearenses.

“Estamos no exercício constante de pensar e repensar as políticas públicas que contemplam os menos favorecidos do nosso Estado, buscando atender da forma mais humanizada possível o público que mais precisa do nosso apoio. Nesse sentido, as pesquisas são de extrema importância para que possamos entender as necessidades e anseios das famílias que atendemos em nossas diversas unidades de assistência social espalhadas por todo o Ceará”, explica o titular da STDS, Josbertini Clementino, que estará presente no encontro.

 O intuito principal do encontro é apresentar o passo a passo de como incluir os dados no sistema, bem como explicar as mudanças em relação aos anos anteriores. A utilização das informações e dos indicadores produzidos com base nos dados do Censo Suas tem balizado os processos de negociação e pactuação relacionados à partilha de recursos e de compromissos relacionados à melhoria da qualidade da oferta de serviços, além de contribuir para que as secretarias estaduais de Assistência Social aprimorem suas habilidades e competências para monitoramento e apoio técnicos aos municípios.

 O Cemaris é o censo que o Governo do Estado adota como base para realizar o diagnóstico dos município em relação a casos de riscos sociais e pessoais como abuso sexual, violência doméstica, agressões entre outros. Além do estado, os municípios também utilizam deste sistema e desse diagnóstico para traçar metas e realizar ações em combate a estes riscos.

 Rede de Atendimento

No Ceará, o Suas conta com uma rede de serviços ofertados em 388 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); 114 Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), sendo 112 unidades em 106 municípios e outras duas unidades regionais com 11 municípios vinculados; 255 Centros de Convivências; 51 equipes volantes; nove Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP); dez Centro Dia; e 104 Unidades de Acolhimento para indivíduos ou famílias afastados temporariamente de seus núcleos familiar ou comunitário ou que se encontram em situação de abandono.

Programação

10.10.17

8h30 – Credenciamento e Café da manhã

9h – Abertura

9h30 – Vigilância Socioassistencial / Mapa de Riscos Pessoal e Social – (Cemaris / 2017) e apresentação interativa

12h30 – Almoço

13h30 – Debate e preenchimento do simulado Cemaris e socialização em plenária

17h – Encerramento

11.10.17

8h Café da manhã

8h30 Apresentação e debate sobre o Censo SUAS / 2017

12h – Almoço

13h – Debate sobre o Censo SUAS / 2017

16h – Encerramento e avaliação

Mais Informações:

Célia Melo – Gestão do SUAS e Assessoramento aos Municípios – 3101. 4586

da Ascom/STDS

Comentários no Facebook