STDS abre inscrições para o 3º Concurso Ceará Moda Acessível

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), abre inscrições para o3º Concurso Ceará Moda Acessível, cujo objetivo é criar roupas para pessoas com os mais diversos tipos de deficiência. Poderão se inscrever na competição estudantes de instituições técnicas ou de ensino superior ou profissionais formados na área de Moda. As criações serão apresentadas no dia 24 de abril de 2018, de 8h às 12h, durante a programação do Festival de Moda de Fortaleza (FMF), promovido pelo Maraponga Mart Moda (MMM). O 3º Concurso Ceará Moda Acessível é realizado emparceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).

“O que essas roupas precisam ter para facilitar o vestir? É um desafio que lançamos aos profissionais de moda cearenses: pensar moda com o conceito de acessibilidade. A produção de peças desenvolvidas para pessoas com deficiência é um nicho de mercado que deve ser explorado”, explica a coordenadora do Cepid, Regina Tahim.

Os interessados devem realizar a pré-inscrição até 14 de março de 2018. Após essa etapa, a equipe do Cepid enviará e-mail de confirmação aos participantes no qual constará, ainda, Ficha Técnica e Ficha Croqui/Look que deverão ser devidamente preenchidas e enviadas até 21 de março de 2018, o que garantirá a efetivação da inscrição. O regulamento completo do concurso pode ser conferido no link: http://www.stds.ce.gov.br/index.php/publicacoes/category/35-centro-de-profissionalizacao-inclusiva-para-a-pessoa-com-deficiencia-cepid

Processo seletivo

Os participantes do 3º Concurso Ceará Moda Acessível podem enviar até quatro Fichas Técnicas e Fichas Croqui/Look contemplando, cada ficha, uma das seguintes condições: Deficiência Visual, Deficiência Motora (má formação de membros), Deficiência Motora (cadeirante) e Deficiência Motora (amputado com ou sem muleta). Os Croquis/Looks devem considerar o segmento de moda adaptável, estilo comercial e serem direcionados ao público adulto feminino ou masculino. De caráter eliminatório, a etapa de seleção do material enviado escolherá até dois projetos de cada participante para serem confeccionados e apresentados no dia do desfile do concurso.

Censo Demográfico

O último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficiência, seja física, auditiva, visual, mental ou múltipla. O dado representa 27,69% dos 8,4 milhões de habitantes do Estado, terceiro maior em número de pessoas com deficiência, atrás do Rio Grande do Norte e da Paraíba. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas ou 23,92% da população tem algum tipo de incapacidade para ver, ouvir, mover-se ou alguma deficiência física ou intelectual. Trabalhadores com deficiência representam cerca de 23% do total de ocupados no País.

O Cepid

A unidade, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza, oferece serviços de orientação psicossocial, por meio de equipe multidisciplinar; cursos de formação e qualificação nas áreas de Indústria, Comércio e Serviços, de acordo com as demandas do mercado e as necessidades das empresas; intermediação para o mercado de trabalho; acompanhamento periódico das pessoas com deficiência inseridas nos postos de trabalho; ações de sensibilização nas empresas para o trato com as pessoas com deficiência. Na área do esporte, o Cepid atende, em média, 150 atletas por ano, em modalidades como basquete em cadeiras de rodas, natação, futsal de cinco para deficientes visuais, futebol em cadeiras de rodas e tênis de mesa, gerando resultados favoráveis, como a convocação de atletas do basquete e do futebol em cadeiras de rodas para suas respectivas seleções brasileiras.

O Cepid é um ambiente acessível equipado com piso tátil direcional e de alerta, assentos nos chuveiros, rampas e elevador de acesso, barras de apoio, mesas para cadeirantes nas salas de aula, além de área de convivência com cafeteria, salas de aula climatizadas, laboratórios de informática, salas de atendimento individual, auditório com capacidade para 80 pessoas, piscina acessível, quadra poliesportiva e academia de baixo impacto ao ar livre. Os interessados em participar de atividades no Cepid devem ter a partir de 16 anos de idade e precisam realizar um cadastro para o qual é solicitado RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Feito o registro, os novos inscritos são submetidos a uma entrevista com psicólogo e/ou assistente social e encaminhados aos serviços de seu interesse.

Mais informações:

Cepid: (85) 3101.2792 / 2653 / 2723

Email:  3cearamodaacessivel@gmail.com

Comentários no Facebook