Noticias pelos estados

SP promove capacitação de 1.200 técnicos do programa Bolsa Família no Estado

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social realizou, nesta quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018, o “Encontro com os Gestores Municipais do Programa Bolsa Família” de 93 cidades das regiões de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto. O evento foi realizado na APAE de Ribeirão Preto e teve a participação do secretário Floriano Pesaro.

O objetivo deste primeiro encontro, que contou com a presença de 186 técnicos, é discutir o cadastramento dos beneficiários no Cadastro Único (CadÚnico), fortalecer o modelo de gestão e debater o cenário estadual.

A ação visa capacitar mais de 1.200 técnicos em todo o Estado, durante fevereiro e março, para melhorar a gestão dos recursos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). Este índice mede o desempenho de cada cidade com relação à atualização dos cadastros das famílias e também da atuação do município no acompanhamento das condicionalidades de educação e de saúde e no controle social. Os demais encontros devem acontecer em Bauru, São Paulo, São José do Rio Preto, Araçatuba e Araras.

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal, que atende 1,5 milhão beneficiários no Estado de São Paulo. Nas regiões de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão, o número de famílias atendidas é de mais de 97 mil.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, ressalta a importância de intensificar a gestão intersetorial do programa para a efetivação de políticas públicas. “As áreas de Assistência Social, Saúde e Educação precisam trabalhar juntas nos municípios de São Paulo, para garantir atendimento amplo aqueles que mais precisam”.

da Ascom/SDS