Noticias pelos estados

SP faz parceria internacional para prevenção de uso de drogas

A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (COED), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDS), realizou entre 7 e 11 de agosto de 2017 visitas técnicas em Cruzeiro, São José dos Campos, Jacareí, Itanhaém e Sorocaba, com o objetivo de implantar Coalizões Comunitárias de Prevenção do uso de drogas. O trabalho é realizado em parceria com CADCA – Community Anti-Drug Coalitions of America (Coalizões Comunitárias Anti-Drogas da América) e a Associação Pró-Coalizões do Brasil.

As visitas técnicas antecederam o treinamento para líderes comunitários, que será realizado pela CADCA e a Associação Pró-Coalizões do Brasil, entre 16 e 20 de outubro de 2017. Haverá também assessorias técnicas até 2018 para apoiar os municípios na fase de implantação. A SEDS, por meio da COED, acompanhará este processo e dará suporte na implantação.

A Coalizão Comunitária é fruto da iniciativa dos membros da sociedade civil organizada, para transformar suas próprias comunidades em um espaço seguro, saudável e livre de drogas, com foco na prevenção ao uso de drogas. A CADCA – Community Anti-Drug Coalitions of America (Coalizões Comunitárias Anti-Drogas da América) é uma ONG internacional com sede nos Estados Unidos. Existe desde 1992 e conta com cerca de cinco mil coalizões distribuídas por todos os estados americanos e em mais 18 países.

O especialista em prevenção do uso indevido de drogas da COED, Claudemir dos Santos, destaca que a sociedade tem sido flagelada há décadas pelos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e que não há um meio mais efetivo de lidar com este problema, sem que haja um trabalho de rede integrado com diversos setores da sociedade. “A parceria com a CADCA e Associação Pró Coalizões do Brasil representa uma esperança para consolidarmos um trabalho eficaz de prevenção nos municípios paulistas, com base em uma metodologia de trabalho de rede capaz de produzir resultados de grande impacto”, finaliza.

da Ascom/SDS