Noticias pelos estados

SJDHDS lança campanha de combate a violência contra o idoso

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) lançou a campanha de combate a violência contra o idoso, em celebração ao dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O evento ocorreu na sede do Ministério Público Estadual, no CAB. O superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos, Emiliano José, destacou a importância da campanha, mas destacou que o combate a esse tipo de violência não é algo exclusivo do estado. Emiliano ainda cobrou o fortalecimento do Conselho Estadual do Idoso (CEI).

“A violência contra o idoso não é só um problema do Estado, é de toda sociedade. As famílias usam das mais variadas formas de violência. É preciso se atentar a isso, e então o Estado entrar com campanhas educativas contra isso. A SJDHDS está aberta para vocês e estamos à disposição para debatermos as demandas”, destacou o superintendente.

Representante da direção do CEI, Edmílson Araújo apontou a necessidade de parcerias entre o conselho e outros agentes do estado, ressaltando o trabalho da Coordenação de Articulação de Políticas para a Pessoa Idosa, coordenada por André Luiz Effge. Presidente do Conselho Municipal, o padre Zé Carlos também destacou a necessidade do fortalecimento dos conselhos. “É preciso romper o pacto do silêncio contra a violência institucional com os idosos e a necessidade do fortalecimento do conselho é fundamental para isso”, apontou.

Neste ano, a madrinha da ação será Mãe Stella de Oxóssi, Yalorixá do Ilê Axé Ôpô Afonja, Imortal da Academia Baiana de Letras e grande ativista das causas sociais. Emiliano José apontou a importância de ter a religiosa como símbolo da ação. “Ter Mãe Stella como madrinha muito nos alegra por ser uma liderança respeitada em todo o mundo”, destacou. O evento ainda contou com uma palestra do geriatra Lucas Kunh, diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e do hospital Irmã Dulce.