Noticias pelos estados

SJDHDS e Olodum discutem interiorização do Projeto Escola Olodum

O secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, recebeu, nesta segunda-feira (03), o presidente do Olodum, João Jorge, e a coordenadora da Escola do Olodum, Cristina Calacio. O assunto da reunião foi o andamento do Projeto Escola Olodum: Pela Paz e Pela Vida – Educação, Cultura e Cidadania nas Comunidades. A ação, realizada pelo Olodum em parceria com a SJDHDS, tem a missão de formar 870 jovens em cursos profissionalizantes de Percussão Samba-Reggae, Dança Afro e Canto, por meio de oficinas continuadas.
A interiorização do projeto foi o tema principal do encontro. Com mais de 150 adolescentes já formados nos primeiros meses do ano, nas comunidades do Nordeste de Amaralina, Uruguai, Calabar e Bairro da Paz, a missão do projeto agora é se expandir para outros bairros e cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Lauro de Freitas, Candeias e Dias d’Ávila. “Precisamos expandir essas tecnologias socais. É preciso atrair nossos jovens e dar visibilidade a esses projetos”, destacou Carlos Martins.
Presidente do Olodum, João Jorge destacou os êxitos da parceria entre a Secretaria e o grupo. “Essa parceria tem sido muito importante para o Olodum e, para nós, é um orgulho fazer parte de um programa de combate à violência. Este ano, já tivemos, no nosso desfile de carnaval, a participação de 20 jovens formados por esse projeto e temos a meta de, no ano que vem, termos 50 e, em 2019, no aniversário dos 40 anos do Olodum, irmos para a rua com 300 percussionistas, sendo 100 formados nesses projetos. E queremos em nossas viagens pelo mundo, que faremos esse ano, divulgar essa parceria e esse papel que é feito pelo Governo do Estado”.
Já Cristina Calacio apontou possibilidades como a ampliação da idade dos jovens atendidos pelo projeto, que atualmente é de 15 a 19 anos, passando a ter também um público de 7 a 14 anos. O secretário se mostrou receptivo a ideia e determinou o início de conversas entre integrantes do projeto e a coordenação do Bloco Redução de Danos, que é promovido pela Secretaria.
O Projeto Escola Olodum: Pela Paz e Pela Vida – Educação, Cultura e Cidadania nas Comunidades integra o Programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, e também as ações da campanha Paz Absoluta (Olodum) e do Plano Juventude Viva.
da Ascom/SJDHDS