Noticias pelos estados

Sethas envia técnicos ao interior para capacitar municípios

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN) realiza, nos dias 17,18 e 19 de abril, a “Oficina Regionalizada Intersetorial”, na região do Médio Oeste. A oficina será realizada no município de Itaú. Serão contempladas as cidades de Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, Janduís, João Dias, Lucrécia, Martins, Messias Targino, Olho D´água dos Borges, Patu, Pilões, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Umarizal e Viçosa. Até agosto a Sethas irá capacitar todos os 167 municípios.

A oficina será ministrada por técnicos da Sethas e será direcionada para os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), coordenadores do Bolsa Família e Cadastro Único e membros dos conselhos municipais de Assistência Social.

Segundo a coordenadora da Assessoria Técnica da Sethas, Nathalie Medeiros, o objetivo da oficina é trocar experiências e capacitar os técnicos em ferramentas específicas da área como o Prontuário Eletrônico do SUAS. “O nosso objetivo é discutir a importância do funcionamento do CRAS numa visão critico-reflexiva por meio das vivências dos coordenadores e técnicos de nível superior. Também capacitaremos os técnicos dos CRAS sobre a importância da utilização do Prontuário SUAS no processo de planejamento e execução do acompanhamento das famílias no âmbito do SUA, além do Cadastro Único e Bolsa Família”, explica.

Para o secretário da Sethas-RN, Vagner Araújo, as oficinas serão de fundamental importância para o aprimoramento dos serviços ofertados pelos CRAS e também para o Programa Bolsa Família. “Os técnicos da Sethas são todos capacitados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e têm o domínio das ferramentas que serão estudadas. Essa capacitação visa o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social e também do Controle Social no estado”, ressalta o secretário.

da Ascom/Sethas