Notí­cias gerais Notícias

Setembro Amarelo: mês de combate ao suicídio


Setembro amarelo é o mês do combate ao suicídio

No Dia Mundial de Combate ao Suicídio (10/09) e por isso destacamos a importância da campanha deste ano que tem como lema: “criando esperança por meio da ação”

O isolamento pode provocar sofrimento emocional! Você sabia que segundo a campanha Setembro Amarelo, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo?

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio. No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa perde a vida dessa forma, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo o suicídio, a segunda principal causa de morte entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Para a OMS, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos com a ajuda voluntária ou profissional.

No Brasil organizações como o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), buscam alertar a sociedade sobre a necessidade de prevenção do suicídio, especialmente, durante o mês de setembro, considerando o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio que é 10 de setembro.

A campanha também busca promover a saúde mental e dar destaque a centros e serviços que oferecem ajuda a quem precisa, como é o caso do CVV, uma instituição sem fins lucrativos que oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio. Qualquer pessoa que sinta necessidade de ser acolhida em seu sofrimento, pode ligar para o número 188 ou acessar o chat no site da CVV. O telefone e o chat funcionam 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

O CVV também disponibiliza uma série de vídeos para se prevenir o suicídio entre jovens e adolescentes, faixa etária em que mais cresceram os índices de suicídio no país. É uma forma de oferecer a todas as pessoas a oportunidade de se engajar na causa e se capacitar para identificar sinais, pedir e oferecer ajuda. site do CVV: www.cvv.org.br/

Você não está sozinho/a!

O Fonseas reforça a importância da campanha de combate ao suicídio!

Setembro Amarelo