Sem categoria

Setas promoveu capacitação para 150 trabalhadores do SUAS

Terminou na última sexta-feira (13.04) o Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS, em Mato Grosso, que reuniu 150 trabalhadores dos 141 municípios do Estado, em Cuiabá. A capacitação iniciou dia 9 e discutiu a concepção e abordagens, marco normativo e macroatividades da vigilância socioassistencial, ao todo foram 40 horas aula.

O projeto foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) através do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS).

Durante a atualização os profissionais receberam informações sobre a vigilância socioassistencial e seus objetivos, os principais conceitos sobre risco, vulnerabilidade e território. Além de temas técnicos como organização, estruturação e padronização de informações, gerenciamento e consulta de sistemas informacionais.

A Vigilância Socioassistencial faz parte dos objetivos estruturantes da política de assistência social brasileira, da mesma maneira que a proteção social e a defesa de direitos.

A secretaria Adjunta de Assistência Social da Setas, Marilê Cordeiro Ferreira, informou que até outubro deste ano a Setas disponibilizará mais seis capacitações dentro deste programa. A próxima ocorrerá entre os dias 21 e 25 de maio, com a Atualização para Elaboração de Planos de Assistência Social.

da Ascom/Setas