Setas orienta municípios com dificuldades no preenchimento do Censo SUAS 2017

setas

Visando orientar as cidades tocantinenses quanto ao correto preenchimento do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo SUAS) 2017, técnicos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) prosseguem até a segunda-feira, 16, capacitando os municípios que estão com dúvidas e ou dificuldades relacionadas ao questionário.

O Censo SUAS é um processo de monitoramento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que coleta dados, por meio de um formulário eletrônico, e armazena todas as informações dos beneficiários dos programas do Governo Federal. A atualização correta dos dados é importante para que o repasse não seja cancelado.

“O Censo SUAS é uma ferramenta de monitoramento de grande importância e o não preenchimento pelo município em tempo hábil produz sanções administrativas que podem levar ao bloqueio de recursos; porém, nos preocupamos não só com o prazo para o preenchimento, mas com a veracidade das informações”, disse a gerente dos programas de gestão do SUAS, Gildeth Evangelista.

Diana Pereira dos Santos Souza, de Araguatins, pertencente a regional Norte I, disse que sua cidade têm dificuldades por ser uma gestão nova. “Tudo é aprendizado, mas graças às orientações recebidas já sanamos a maioria das dúvidas e tenho certeza que responderemos dentro do prazo”, disse a técnica.

A capacitação atenderá dois técnicos de cada município inscrito, das sete regionais tocantinenses, sendo um responsável pela operacionalização do Sistema e um que possa contribuir no preenchimento do questionário. A capacitação acontece desde a última segunda-feira, 2, no laboratório de informática da Secretaria, sempre das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cronograma

O Censo SUAS segue um cronograma de abertura e de encerramento para cada tipo de questionário, que se iniciou em 11 de setembro, com a liberação dos primeiros questionários para os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência; e encerra com o Período de Retificação, que vai de 4 a 8 de dezembro.

 

da Ascom/Setas

Comentários no Facebook