Noticias pelos estados

Secretário Comin participa de audiência pública sobre o Plano Nacional de Juventude

O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, representou o governador Raimundo Colombo, na tarde desta segunda-feira (27), na mesa de abertura de uma audiência pública promovida pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) sobre a atualização do Plano Nacional da Juventude (PNJ). Também estiveram presentes na mesa, Anderson Pavin Neto, Presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) Teilor Topanotti, Coordenador Estadual da Juventude de Santa Catarina, Edson Lau Filho, Coordenador Estadual de Juventude do Paraná, José Antônio de Melo Filho, Secretário Executivo do Comitê Interministerial da Política de Juventude (COIJUV), na ocasião representando a SNJ, Fernando Fernandes, coordenador de políticas públicas para a juventude da Prefeitura de Florianópolis, diretor institucional do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude e conselheiro do CONJUVE, Juliano Luiz Baumgarten, Presidente Estadual do Fórum dos Gestores Municipais do Rio Grande do Sul e Samuel Bastos, consultor da SNJ/UNESCO.

Com o objetivo de debater uma atualização para o Plano Nacional de Juventude, que está parado no Congresso desde 2004, a audiência tem caráter regional e irá acontecer nas cinco macrorregiões do Brasil, sendo a região Sul a primeira a realizar. Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Tocantins serão as próximas a receber.

A importância em debater e ampliar as políticas públicas de juventude no país esteve presente na fala de todos os membros da mesa de abertura. “Buscar cada vez mais o protagonismo jovem, é disso que o nosso país precisa, construção de políticas públicas dentro de um ambiente democrático, onde o jovem possa ser ouvido, onde ele vai ser o protagonista”, ressaltou o Presidente Estadual do Fórum dos Gestores Municipais do Rio Grande do Sul, Juliano Baumgarten.

Anderson, Presidente do CONJUVE e, na ocasião, representante da SNJ, lembrou os colegas da importância de concretizar políticas públicas para a juventude independente de qualquer coisa, “precisamos nos unir independente de questões políticas partidárias, independente de governo e de sociedade civil, precisamos nos unir para que possamos estabelecer essa política de estado no nosso país, para que a política pública de juventude não dependa de planos de governos transitórios. Estamos participando de um momento histórico na política pública de juventude no nosso país, estamos sendo protagonistas de um debate que vai ser lembrado nos próximos anos .” O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, deputado estadual Valmir Comin, não hesitou em afirmar que os jovens não são o futuro: “eles não são o futuro e sim o presente! Até porque, o futuro é tudo aquilo que nós implementarmos hoje e todas as iniciativas que tomarmos.”

 

da Ascom/SST