Noticias pelos estados

Secretaria participa de ato na Assembleia Legislativa de Pernambuco

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca, que integra a Frente Pernambucana em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), participa de ato em defesa do SUAS, nesta quinta-feira (28), às 14h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Diversos equipamentos da rede sosioassistencial no Recife também estarão mobilizados neste Dia Nacional de Mobilização em Defesa do SUAS, e realizarão atividades em suas respectivas sedes.

De acordo com a proposta orçamentária, destinada ao SUAS para o exercício 2018 e enviada ao Congresso Nacional, haverá redução de 98,05% para a atual rede de serviços, programas e ao apoio à gestão da rede socioassistencial das 27 unidades da federação. O orçamento previsto até o momento para 2018 é inferior a R$ 1 bilhão, quando na verdade deveria ser de R$ 3 bilhões para cumprir os compromissos assumidos.

Em Pernambuco, o corte orçamentário do SUAS pode representar o impacto direto em 326 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS; 425 Espaços de Promoção de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos; 158 Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; 8 Centros Especializados para População em Situação de Rua – Centro POP; 136 Unidades de Acolhimento Institucional, bem como o atendimento ao Programa Bolsa Família.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), a Frente em Defesa do SUAS é composta, em Pernambuco, pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PE) e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco (COEGEMAS/PE).