Notí­cias gerais

Secretaria fortalece política da pessoa idosa em 78 municípios

Preparar o Paraná para o envelhecimento da população depende de ações conjuntas entre Estado e prefeituras. Por isso, a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) orienta gestores e técnicos sobre formas de angariar recursos e desenvolver ações que protejam os direitos da pessoa idosa.

A Secretaria reuniu 96 conselheiros, gestores e técnicos de 78 municípios dos seus escritórios regionais de Londrina, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho, em Londrina. O planejamento de ações foi o assunto principal.

O encontro macrorregional explicou os passos para construção e formalização de conselho, fundo e plano municipais dos direitos da pessoa idosa, fundamentais para executar as políticas para essa parcela da população. Das cidades participantes, 62 já possuem conselhos; 35 têm fundo municipal e 12 já têm planos estabelecidos.

De acordo com a chefe do escritório regional de Londrina, Deise Tokano, o direito da pessoa idosa deve ser tratado com atenção. “É necessário que pensemos constantemente nas ações para a população idosa, cumprindo o que está disposto no estatuto e na política nacional para quem já passou dos 60 anos”, comenta Deise.

APOIO – Segundo a coordenadora da política da pessoa idosa, Fabiana Franz, o evento fortaleceu a garantia de direitos dessa população nos municípios. “Todas as cidades devem ter aparatos para fiscalizar e proteger os direitos desse público. Por isso é essencial que existam essas capacitações”, explica a coordenadora.

Fabiana também enfatiza que o apoio técnico do Estado vai melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. “Essa relação de parceria entre Estado e municípios é muito benéfica para alinhar os conhecimentos e oferecer apoio às prefeituras, que atenderão a população da melhor forma possível”, complementa.

AÇÕES – O Fundo Municipal é o que permite que as cidades recebam recursos para investir em ações para a pessoa idosa. O Conselho é o que vai fiscalizar essas ações. Já o Plano Municipal é o documento que prevê quais atividades devem ser desenvolvidas.

da Ascom/Secretaria da Familia e Desenvolvimento Social