Sead comemora Dia da Libras com oficina para servidores públicos

pernambuco

A Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) comemorou nesta terça-feira (24), o Dia Nacional da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) com uma sensibilização junto aos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e suas Executivas.

Foram realizadas, no auditório da SDSCJ, uma oficina e dinâmicas com os servidores, divulgada a “Lei da Libras” e discutidas as dificuldades enfrentadas pelos surdos no dia a dia. Além disso foi apresentado o trabalho realizado pela Central de Interpretação de Libras (CIL), um dos serviços oferecidos pela Sead, no Recife, em Caruaru e Petrolina.

Nesse encontro procuramos sensibilizar os servidores públicos para as inúmeras e grandes dificuldades de acessibilidade que os cidadãos surdos enfrentam no seu dia a dia, no processo de socialização, seja na escola, na busca de um atendimento de saúde ou no ambiente de trabalho”, explica o superintendente estadual Sead, Edmilson Silva.

O Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril, data em que foi sancionada a lei nº 10.436/2002, que reconhece como “meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais e outros recursos de expressão a ela associados”.

Serviços – A Central de Interpretação de Libras (CIL) funciona nas dependências da Sead. Atende e acompanha usuários surdos e surdos-cegos, que necessitam de atendimentos no âmbito do serviço público, nas áreas de saúde, justiça e cidadania – repartições públicas, escolas, INSS, hospitais, postos de emissão de documentos, cartórios, agência de empregos e delegacias. Não são feitos atendimentos de serviços privados, como bancos e eventos.

Para utilizar o serviço da CIL/Sead é preciso fazer agendamento prévio. Mensalmente são realizados, em média, 100 atendimentos externos. O atendimento interno está relacionado a orientações e esclarecimento de dúvidas aos usuários. Paralelamente, a Sead promove palestras de sensibilização, em escolas, associações, empresas e organizações da sociedade civil sobre os serviços prestados. A CIL atende de segunda a sexta-feira, da 8h às 17h

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