Notí­cias gerais Notícias Noticias pelos estados

Presidente do Fonseas realiza primeira reunião com o Ministro Wellington Dias e o Secretário Nacional de Assistência Social André Quintão

“Vamos reconstruir o SUAS no Brasil, atuar em conjunto pela eliminação da fome e pobreza, com ampliação da proteção social. Podem contar com os estados e o Fonseas nesta tarefa coletiva” (Cyntia Grillo)

A presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social, Cyntia Figueira Grillo (ES), acompanhada de Secretários Estaduais, Elizabeth Juca e Mello (MG), Iris Maria de Oliveira (RN), Rogério Helias Carboni (PR) e Elisa Cléia Pinheiro (MS), participou de reunião nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, com o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias e com André Quintão, Secretário Nacional de Assistência Social (SNAS).

O Ministro, Wellington Dias, reforçou a importância das instâncias de pactuação no Sistema Único de Assistência Social – SUAS e se comprometeu em aprofundar os laços e cooperação com os estados, o Distrito Federal e os municípios com a finalidade de cuidar das pessoas que mais precisam de proteção social.

Segundo a presidente do FONSEAS, esta foi a primeira vez em que o Ministério constrói uma apresenta possibilidades de uma agenda efetivamente integrada. “A gente viveu um desmonte muito grave das políticas sociais do Brasil, em especial na assistência social. Fiquei extremamente feliz com todas as colocações e as perspectivas que o ministro relatou durante a reunião”, revelou Cyntia.

A presidente Cyntia, com base nas recomendações enviadas à comissão de transição, destacou a importância de dotar o MDS de capacidade para reconstruir o SUAS no Brasil, garantir uma renda familiar permanente, como está estabelecido na Constituição Federal de 1988, no Artigo 6º, de modo a assegurar renda compatível com as atuais necessidades da população agravada com a pandemia. Reforçou, ainda, a necessidade de retomar de imediato o cofinanciamento do SUAS para manter e expandir a rede socioassistencial, assim como a relação cooperada e fortalecida entre os entes federados.

“Precisamos restabelecer o pacto federativo para reduzir a forme, a pobreza e as desproteções no Brasil. Podem contar com os estados e o Fonseas nesta construção coletiva”, destacou a presidente Cyntia.

O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, ex presidente do FONSEAS entre 2015 e o início de 2016, destacou que a principal diretriz de trabalho é o debate conjunto e a pactuação das matérias nas instâncias do Suas, de modo a reconstruir o federalismo no âmbito da política. Para o Secretário André, “essa reconstrução é uma tarefa coletiva e o governo está empenhado nisso”.

Um dos assuntos centrais discutidos, foi a prioridade do governo Lula de elimina a fome de 33 milhões de pessoas no país, além de garantir condições de autonomia. O Suas, segundo o Ministro, possui um papel estratégico. Para tanto serão restabelecidas as condições de cofinanciamento e ações cooperadas, como a atualização do Cadastro Único.

A agenda de reuniões do Fonseas prosseguiu no dia seguinte (24) com o Secretário Nacional André Quintão, oportunidade em que as propostas de reconstrução do Suas foram aprofundaras.