Sem categoria

Reeducandos de Caruaru são capacitados para o mercado de trabalho

Vinte e dois reeducandos da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, receberam na quinta-feira (30), os certificados de conclusão do curso de Costura Industrial – Máquina Reta. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da sua Executiva de Ressocialização.

As aulas foram ministradas pelo Instituto da Costura. Anteriormente, esta iniciativa já havia beneficiado as Colônias Penais Femininas de Abreu e Lima e a, de Buíque, e na Penitenciária Agroindustrial São José, em Itamaracá. No total, 124 reeducandos foram capacitados para o mercado de trabalho através desta ação.

De acordo com a gerente da PJPS, Cirlene Rocha, estas capacitações são fundamentais para o processo de ressocialização. “É necessário oferecer as oportunidades dignas para que os reeducandos possam retornar à sociedade, capacitados para o trabalho”, explicou a gestora.

J.S.B.S, um dos alunos contemplados , espera ter um futuro promissor quando estiver em liberdade. “Pretendo trabalhar com o que aprendi e sustentar a minha família. Agradeço pelo apoio e incentivo”, falou com otimismo.

Em 2011, a Secretaria de Ressocialização qualificou cerca de 1,2 mil reeducandos. A meta para este ano é contemplar duas mil pessoas. “Estamos sempre buscando firmar novas parcerias para oferecer mais oportunidades de estudo, capacitação e trabalho. É desta forma que acreditamos na verdadeira socialização”, disse o secretário de Ressocialização, Romero Ribeiro.

Ascom SEDSDH