Notí­cias gerais

Prontuário Suas: capacitação aprimora o atendimento à população em vulnerabilidade social

Nesta semana, técnicos e gestores estaduais da assistência social de todo o país participam de oficina sobre o Prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A capacitação ocorre em Brasília e tem como objetivo orientar e qualificar multiplicadores que contribuam para um melhor diagnóstico, planejamento e monitoramento do trabalho realizado nos municípios.

As informações contidas no Prontuário Suas possibilitam acompanhar a evolução das famílias atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas). De acordo com o diretor do Departamento de Gestão do Suas, Luís Otávio Farias, os dados qualificam o atendimento realizado pela  assistência social.

“A partir do acervo de informações é possível avaliar os resultados dos trabalhos, além revisar e aprimorar a Política Nacional de Assistência Social”, afirmou. Ele destacou ainda a importância da continuidade do atendimento às famílias em vulnerabilidade social. “Se não há um registro, o usuário terá sempre que recontar sua vida, e o gestor não saberá de que forma o indivíduo já foi atendido”.

O diretor do MDS lembrou também que, com as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz, a ferramenta passou a ser mais utilizada nos últimos meses, aumentando a demanda por capacitação para utilizá-la.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Renata Ferreira, o Prontuário Suas é uma ferramenta que reforça o caráter preventivo da assistência social. “Aperfeiçoar o acompanhamento familiar é o fortalecimento que esperamos. O registro das informações é importante para aprimorar o trabalho das equipes no atendimento ao cidadão”, ressaltou.

Presente na oficina, a equipe de Sergipe considera que a capacitação apoiará na mobilização para que os municípios utilizem o prontuário. “A maioria dos nossos municípios ainda não adotaram a ferramenta. Queremos reproduzir tudo que vamos aprender aqui para repassar aos profissionais que estão lá na ponta, atendendo as famílias, que carecem tanto de informações”, afirmou Tatiane Machado, técnica da Secretaria da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Diretos Humanos de Sergipe.

Prontuário Suas
O Prontuário Suas possibilita a comunicação entre os membros das equipes de referência do Cras ou do Creas dos municípios e a continuidade do serviço prestado ao indivíduo. O objetivo é contribuir para a organização e qualificação do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias e indivíduos.

da Ascom/MDS