Noticias pelos estados

Projeto Semente da Ciência abre 280 vagas de cursos profissionais para jovens

Fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil) para formação profissional de jovens em informática, tecnologia, edição de vídeo, desenvolvimento de software  e construção civil, o Projeto Semente da Ciência está com novas turmas abertas. Inscrições online (http://projetosemeandocie.wixsite.com/sementedeciencia) ou na sede do Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (CEDEP), no bairro de São João do Cabrito, Subúrbio Ferroviário.
Os cursos são gratuitos e direcionados a jovens de 16 a 24 anos, comprovadamente carentes. “Os jovens precisam de qualificação e oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e ter mais qualidade de vida, além da autoestima e do fortalecimento dos vínculos com a comunidade”, pontuou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins. “Parcerias como essa aliam cidadania e geração de renda, propiciando o empoderamento e o protagonismo juvenil”, enfatizou .
São 280 novas vagas para os cursos de Eletricista, Pedreiro, Auxiliar Administrativo e Help Desk (suporte ao usuário em informática). As inscrições seguem até o dia 24 de  julho. Nos dias 26 e 27, todos os inscritos serão submetidos a uma prova com questões de português, raciocínio lógico e redação. No dia 03 de agosto, será divulgada a lista de selecionados para a segunda fase do processo seletivo: uma entrevista com a equipe pedagógica do Projeto, entre os dias 7 e 14 de agosto. A matrícula será de 21 a 25/08.
Os cursos têm duração de cinco meses, com aulas de segunda a sexta, nos turnos matutino e vespertino. Além da formação técnica e básica, os alunos recebem fardamento, lanche, material didático e certificado de conclusão. Os jovens ainda participam de uma seleção interna para encaminhamento ao mercado de trabalho.
O Projeto
Nos últimos quatro anos, o Semente da Ciência atendeu, diretamente, mais de 6 mil jovens – outros 19 mil foram indiretamente beneficiados. O Projeto também atendeu mais de 4,8 mil crianças e adolescentes com ações itinerantes, em Salvador e interior do estado, como a instalação do Trailer de Ciência e a realização de visitas ao Centro de Difusão da Ciência, em Plataforma. Também são promovidas atividades artísticas, esportivas e de lazer.
O Semente da Ciência é parte do Programa Jovens Baianos (PJB), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, cujo objetivo é promover o protagonismo juvenil com ações integradas, visando o fortalecimento dos laços familiares, o desenvolvimento comunitário, o acesso e permanência na escola, e a formação profissional. Os projetos do PJB são direcionados aos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), priorizando jovens com famílias de renda per capita até meio salário mínimo e que estejam matriculados em escolas públicas.
da Ascom/SJDHDS