Noticias pelos estados

Projeto Mais Natação completa três anos de atividades

O Projeto Mais Natação do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), em parceria com Associação Amigos da Natação do Mar, está completando nesta semana três anos de atividades. Para comemorar a data a SEDH ofereceu um café da manhã para os frequentadores do Projeto.

As atividades do Mais Natação são realizadas na praia de Cabo Branco e tem o objetivo de oferecer através da atividade aquática, saúde e qualidade de vida. O projeto tem cerca de 300 alunos com frequência rotativa, atendendo uma média de oitenta a cem alunos por dia.

As turmas são divididas em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados. Com alunos que vão dos 18 aos 79 anos. Alguns idosos comentam de forma engraçada que não querem sair do “jardim da infância”, nomenclatura carinhosa que o senhor Antônio dá para turma de iniciação.

“O projeto é gratuito e aberto à população, trata-se de uma atividade inclusiva, dentre os que atualmente frequentam, estão idosos e pessoas com alguma deficiência, cadeirantes e deficientes visuais. Ela acrescentou que o Projeto tem o acompanhamento de profissionais graduados e inscritos no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Para participar o ideal é que as pessoas possuam noções básicas de natação. Os participantes contam com equipamentos de primeiros socorros, boias e material para as aulas”, diz a professora Edileide Cabral.

“O mais gratificante no projeto é o perfil social. A sociabilização, a característica divertida de aprender também com o lúdico. O principal objetivo é proporcionar saúde e qualidade de vida. Vários alunos conseguiram seu peso ideal. Um deles perdeu em torno de 20 kg de forma saudável”, comemora Edileide.

Avanços – Nesse período existem pessoas que saíram do quadro de obesidade, que participam de maratonas aquáticas e que conseguiram superar a depressão. O projeto também já foi procurado para qualificação profissional. Um aluno que está tentando a vaga como profissional de segurança em hotéis, encontrou no projeto um espaço para conseguir a certificação de atividade aquática, exigida na seleção.

Horário – O projeto, que tem como coordenador o ex-atleta olímpico de natação Leonardo Costa, visa oferecer a prática da natação no mar todas as terças e quintas-feiras, das 6h às 7h e das 7h às 8h, próximo a Fundação Casa José Américo na avenida Cabo Branco.