Noticias pelos estados

Projeto Mãezinha Rondoniense adquire kits de enxovais para gestantes em três municípios

O Projeto Mãezinha rondoniense vai beneficiar mães gestantes em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, residentes nos municípios de Cerejeiras, Colorado do Oeste e Vilhena. Para isso, adquiriu kits de enxoval para bebês que serão distribuídos neste semestre.  Fazem parte dos kits produtos como travesseiro, jogo de lençol de berço, banheira, fraldas de pano e descartáveis, pagãozinho, macacão, camiseta, toalhas, bolsa, sabonete, entre outros.

No ano passado, conforme explicou a coordenadora estadual de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Ana Paula Barros, o projeto Mãezinha Rondoniense distribuiu em torno de 350 kits de enxoval para mulheres gestantes nos municípios de Cabixi, Corumbiara, Pimenteiras do Oeste, Ariquemes e Nova União.

Segundo Ana Paula, o Projeto Mãezinha Rondoniense tem como objetivo motivar a realização das consultas do pré-natal, valorizar as ações da assistência ao pré-natal, parto e nascimento; além de contribuir para a diminuição da mortalidade materna e neonatal.

Os requisitos para concessão dos kits são: participação das gestantes nos serviços oferecidos pelos CRAS e acompanhamento nas unidades básicas de saúde, inscrição no CadÚnico e/ou bolsa família, e realização das consultas do pré-natal regularmente. “São seis consultas antes do nascimento, uma depois e caso seja comprovada a regularidade na participação a família recebe um kit enxoval contendo 15 itens que asseguram as boas condições higiênico-sanitárias do bebê”, destacou a coordenadora da Seas.

 

da Ascom/Seas