Noticias pelos estados

Projeto Estufa I é classificado para segunda fase do prêmio Innovare

O projeto Estufa I, iniciativa da Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) implantado pela SUSEPE na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas, foi selecionado para a segunda etapa do prêmio Innovare. No dia 3 de julho próximo a equipe do projeto participa de entrevista com os responsáveis pela seleção do prêmio visando a classificação para a próxima fase.

O projeto Estufa I proporciona aos presos trabalho e ocupação, além de diminuir a reincidência. Conta com mão de obra prisional e centenas de quilos de morango já foram colhidos. A Emater, também, participa do projeto. A meta é garantir o trabalho prisional para os regimes aberto e semiaberto. Além disso, gera renda e apoio alimentar aos presos e seus familiares. O excedente da produção é destinado a entidades assistenciais de Charqueadas.

A coordenadora do projeto, ouvidora da SDSTJDH Silvana Oliveira, está fazendo contatos visando ampliar o projeto. A iniciativa já foi apresentada ao diretor da Cadeia Pública de Porto Alegre (PCPA), ten. Cel. Barboza, que demonstrou interesse por acreditar que o trabalho pode transformar o preso, trazendo resultados futuros, como a reinserção no mercado.

Quintais Orgânicos

Silvana Oliveira visitou, também, a Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, para conhecer o Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, coordenado pelo engenheiro agrônomo Fernando Gomes. Atualmente já existem mais de dois mil Quintais Orgânicos entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e o objetivo da visita é implantar quatro Quintais na Colônia Penal Agrícola de Charqueadas, transformando o Projeto Estufa I em Projeto Fazenda Modelo, o qual agruparia estufas de morango, plantação de legumes e verduras e árvores frutíferas.

Prêmio Innovare

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participam das Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário