Notí­cias gerais

Progredir é apresentado a governos estaduais

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) apresenta nesta semana – e nas próximas – as ações do Plano Progredir, um pacote com medidas destinadas a promover a autonomia das famílias de baixa renda, para os governos estaduais. Na última segunda-feira (13), em Brasília, o secretário de Inclusão Social e Produtiva da pasta, Vinícius Botelho, e a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) do Espírito Santo, Andrezza Rosalem Vieira, trocaram experiências sobre a inclusão produtiva das famílias capixabas.

Com foco nos beneficiários do Bolsa Família e demais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Progredir reúne ações de incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho.

A estratégia contará com assistência técnica para 1,7 milhão de autônomos em todo o país, além de ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertadas mais de 1 milhão de vagas em cursos profissionalizantes e até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras, para fortalecer pequenos negócios.

No Espírito Santo, a iniciativa Incluir segue caminho semelhante ao do Progredir para promover a autonomia das famílias de baixa renda, com capacitação profissional, linhas de crédito e mapeamento das oportunidades de trabalho do mercado local.

“Queremos fazer parte do Progredir e oferecer mais chances das famílias superarem a pobreza. Estamos na mesma linha de entendimento e isso nos ajuda a avançarmos juntos”, destacou a secretária capixaba, Andrezza Vieira.

De acordo com o secretário Vinícius Botelho, o objetivo das reuniões com os Estados é criar uma rede de mobilização que apoie as famílias no acesso ao mercado de trabalho. “Queremos dar maior alcance para as ferramentas do Progredir e construir uma ponte que nos permita receber um retorno das ofertas que fizemos e aprimorarmos de acordo com a realidade das famílias atendidas”, afirmou.

Acre, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia e Ceará irão se reunir com o MDS nos próximos dias para conhecer as ações do Progredir.

Ações do Progredir

  •  Até R$ 3 bilhões por ano em incentivos a microcrédito;
  • Assistência técnica e inclusão financeira;
  • Vagas em cursos de qualificação profissional do Pronatec Oferta Voluntária;
  • Oficinas de preparo profissional para o público do Cadastro Único;
  • Oficinas de educação financeira para famílias de baixa renda

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003