Noticias pelos estados

Programa Atitude desperta interesse de instituição holandesa

O Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares (Programa Atitude) é o único do Brasil voltado para o atendimento a usuários de drogas e redução de danos que despertou o interesse da Stichting Mainline, instituição sediada em Amsterdã (Holanda) que está realizando uma pesquisa mundial nessa área. Além do Programa Atitude, outras sete iniciativas estão sendo analisadas em todo o mundo: no Uruguai, Austrália, África do Sul, Espanha, Indonésia, Canadá e Holanda.
Na segunda-feira pela manhã, a secretária executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), Márcia Ribeiro recebeu a consultora da Stichting Mainline, Rafaela Rigoni, e fez uma apresentação do funcionamento do Programa Atitude. Nos próximos dias a pesquisadora vai conhecer o funcionamento das unidades do Atitude no Recife e Caruaru.
A pequisa sobre redução de danos para usuários de drogas estimulantes, como crack e metanfetaminas (droga potente e altamente viciante), está sendo financiada pela GIZ, uma empresa de desenvolvimento do governo alemão. O objetivo é conhecer os resultados das boas práticas para reduzir danos nos usuários.
O Programa Atitude, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Sepod, atua na proteção às vítimas de violência e atendimento espontâneo aos usuários de crack, álcool e outras drogas com atenção também direcionada aos familiares. Oferece cuidados de higiene, alimentação, descanso, atendimento psicossocial e faz com encaminhamentos direcionados para as redes SUS e SUAS e demais políticas setoriais.
da Ascom/Sedsdh